Para a Horseface

1.º OUVE COM ATENÇÃO, custa menos do que parece Se ouvires ativamente os outros, eles prestarão mais atenção quando chegar a tua vez de falar.

2º Já que não vives sozinha e não te calas, FALA SOBRE COISAS QUE INTERESSAM A OUTRA PESSOA"O encanto da conversa consiste menos em demonstrar o próprio espírito do que em abrir caminho para que o outro sujeito demonstre o seu". Foi um psicólogo que disse (talvez assim perceba). Estimulando uma conversa nunca há razão para silêncios constrangedores nem para sentires que estás quase a levar com um piano na queixada

3º EVITA MINUDÊNCIAS DESINTERESSANTES, a maior parte das vezes o comentado não interessa a ninguém "O segredo de ser cansativo consiste em contar tudo", advertiu Voltaire.

4º EVITA EXTERIORIZAÇÕES ESTAGNADAS, já não há paciência Não faças citações de ti mesma (são poucas as pessoas no mundo que se podem citar e tu não és, de todo, nenhuma delas).

5º FALA COM RIGOR, porque a maior parte das vezes inundas-te Disciplina as tuas palavras antes de falar; não esperes que o teu vomitado cerebral acabe dando certo.

6º FAZ AS PERGUNTAS ADEQUADAS e demonstra algum interesse Faz um esforço, indica um interesse sincero por ela (pela pergunta) e pelas suas opiniões.

7º APRENDE A DISCORDAR SEM SERES DESAGRADÁVEL, já que é suficiente mau termos de olhar para ti Muitas vezes o que mais importa não é o que se diz, mas a maneira de dizê-lo. Uma discussão amistosa enriquece uma conversa. Usa e abusa da subtileza.

8º EVITA INTERROMPER OS OUTROS, principalmente porque a maioria das x não tens nada de interessante para dizer
A pessoa interrompida ouvirá com mais atenção, se usares o nome dela. Se fores interrompida, nunca insistas em voltar depois ao mesmo assunto e procura interessares-te pela nova conversa.

9º PROCURA SER TOLERANTE E DIPLOMÁTICA, definições no dicionário Todos nós conversamos às vezes com pessoas que nos irritam ou aborrecem – com a tua pessoa acontece 90% das vezes - Se procurares, genuinamente, assumir uma atitude generosa e tolerante, aprenderás a conversar muito melhor.

10º ELOGIAR UM POUCO ÀS VEZES AJUDA, elogiar a outra pessoa, não tu própria, insisto A conversa será mais rica, se aprenderes a elogiar as pessoas - desde que os elogios sejam sinceros . Vou dar-te uma novidade, pode-se elogiar ao mesmo tempo que se exprime apreciação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era covid: longe mas perto