Porque a vida só se dá pra quem se deu

Todas as pessoas passam por coisas boas e más na vida: frustrações, desapontamentos, desilusões, deceções, privações, indigências, injustiças, dor, carências e dificuldades. O problema não é termos passado pelas coisas, o problema é como viver a vida. E agora? E agora como viver o resto da vida?

Há aquelas pessoas que nunca mais se refazem, não conseguem ser felizes nem fazer ninguém feliz, não se dão, não acreditam, não sentem, não se machucam, não conseguem ser verdadeiros, sinceros, justos, autênticos ou corajosos. Em que tudo na vida é aparente e os outros só existem para os servir, e assim tornam-se superficiais, levianas e devassas.

E depois existem aquelas pessoas que acham que a vida não pode ser só isto, que o ser humano tem que ser melhor, que perdoam erros imperdoáveis, que jamais substituem pessoas insubstituíveis, que nunca esquecem pessoas inesquecíveis, que acreditam que a dificuldade os torna mais fortes, a tristeza mais humanos e a esperança mais felizes. São os mesmos que não se dão por vencidos, que choram, que se machucam, que tentam sempre e reconhecem a importância das pessoas na vida. Como dizia o poeta:

Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não

Vinicius de Moraes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era covid: longe mas perto