1 segundo

Quanto tempo me leva a um “hábito”? Quanto tempo demoro até me habituar a qualquer coisa? Depende da coisa. Levei 1 segundo a habituar-me aos meus filhos, uns tempos a viver sozinha, alguns anos a desabituar-me dos meus pais e hoje habituo-me depressa demais.

Por definição requer frequência, isso quer dizer que para mim a frequência está destinada a momentos, são bons momentos e a urgência leva-me ao hábito. Para o bem e para o mal sinto-me bem com o costume, há costumes necessários para a minha existência, pode ser um simples pormenor mas são nos pormenores que encontro um prazer e se por desventura o prazer depender de outrem não devo combater, simplesmente guardar no separador de tudo o que me acontece de bom na vida.

… usual faz-se mais facilmente, melhor, portanto, com mais agrado, sente-se nisso um prazer e sabe-se, por experiência, que o habitual deu bom resultado, daí é útil; um costume, com o qual se pode viver, está provado que é salutar, proveitoso, ao contrário de todas as tentativas novas, ainda não comprovadas… costume é, por conseguinte, a união do agradável e do útil; além disso, não exige reflexão.
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era covid: longe mas perto